domingo, 17 de junho de 2012

Semana interdisciplinar.

Disciplina: Ensino Religioso
Professor (a): Karla


Assunto estudado: Região da Missões - A cultura e a religiosidade indígena, patrimônio mundial.


Deixo aqui registrado um pequeno trecho de uma extensa história. 
A formação da atual Região das Missões deve ser analisada desde a ocupação das etnias Guarani, Kaingang e Charrua nesse território. É necessário conhecermos aspectos da cultura da principal etnia que ocupava as áreas do planalto às margens dos rios Ijuí e Uruguai, quando a chega da dos europeus: os Guaranis.
Schmitz dizia: "As primeiras aldeias da tradição tupi guarani do Rio Grande do Sul estão ao longo do rio Uruguai, no nordeste do estado. Estima-se que as mais antigas remontam ao tempo do nascimento de Cristo ou pouco depois."
Lessa dizia: "Quando analisamos o processo migratório guarani, além da busca por melhores terras para aplicação de sua horticultura de subsistência, cabe-nos analisar um ponto particular da cultura desse povo, que es expressa na crença da busca de uma Terra-sem-mal, ou Ivy-Marae, na língua guarani. Na atualidade, muitos estudiosos acreditam que essa crença guarani, que se expressa na procura de um paraíso na terra, onde os alimentos fruía permanente fartura e não havia necessidade de trabalhar para plantar e colher."
Essa região era chamada de uma terra sem males. 
Os Guaranis destacaram-se pela elevada complexidade de sua organização religiosa, familiar, artística e tecnológica. O nível cultural dos Guaranis se destaca "por aspectos que deixaram benefícios à humanidade", como propriedades medicinais de várias plantas nativas.
Apresentavam o perfil psicossocial necessário para a vida em uma redução, conforme o projeto jesuítico. Eram horticultores, viviam em comunidade e tinham um grande interesse pelas artes. Enfim, o guarani tinha muitas qualidades naturais favoráveis ao cristianismo.
Os jesuítas utilizaram os dons artísticos dos guaranis para a expansão do cristianismo e desenvolveram as artes rítmicas como músicos, cantores e dançarinos.
Os indígenas atribuíam uma enorme importância à religião católica e suas práticas.
Os padres souberam explorar positivamente o coletivismo guarani ancestral.
O senso de coletividade e solidariedade guarani impediu o desenvolvimento de uma civilização dentro do preceito capitalista europeu.
As reduções contribuíram de forma incomparável para o desenvolvimento colonial da América do Sul.
Entre 1735 e 1745, aconteceu então a construção da igreja. Mais de 1.000 índios ajudaram nessa construção. E em 1983, foi declarada patrimônio cultural, passando então à ser reconhecida por muitos, trazendo uma grande e ilustre história.
"Esta terra tem dono."

Nenhum comentário:

Postar um comentário