sábado, 12 de maio de 2012


NOVAS TAREFAS (10, 11 e 12)


Foi conseguido negociar a venda de garrafas PET, mas com restrições...mesmo assim é dinheiro para nossa viagem! Bem como estamos aprendendo que LIXO na verdade é RESÍDUO que pode ser reaproveitado e ainda gerar lucro!
Então seguem abaixo mais tarefas:


TAREFA 10: AJUDANDO A ESCOLA “A NOTA É MINHA”!
Recolher e trazer notas ou cupons fiscais a partir de 01/2012 até 31/05/2012, no valor a partir de R$ 2,00.  Agrupá-las em 30 notas grampeadas na ponta esquerda. Entregar no Xerox identificando o aluno e a turma para devida anotação. ATENÇÃO: será escolhido montes de 30 notas aleatoriamente de cada equipe, caso houver erro, NÃO SERÃO COMPUTADOS OS PONTOS da equipe.
Pontuação: 01 ponto para cada 30 notas.

TAREFA 11: GUARDANDO GARRAFA PET
Recolher garrafa PET de 2 litros, das marcas Coca-Cola e Fanta (por ser transparente e para sua reutilização – a pedido do comprador), NÃO devem estar amassadas e podem ser sem tampa. Levar na escola em dia a combinar. Pontuação: 02 pontos por garrafa.

TAREFA 12: CANTANDO O AMBIENTE!
Produzir uma paródia ou composição musical tendo o tema sua Região Turística, valorize a cultura da mesma, seus problemas, seus destaques... (. Atenção: ensaiar bem antes da apresentação; poderá haver dramatização, coral, dança sincronizada, etc.Pontuação: 50 pontos para as duas equipes destaques/ 10 pontos para as demais equipes. Data a combinar!

ATENÇÃO: algumas datas definidas serão postadas no fim de semana, EQUIPES fiquem atentas!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

TAREFA 11 CANCELADA! 


TAREFA 11: PILHA NO LUGAR CERTO
Guardar em garrafa PET, ou sacola plástica as pilhas sem carga de eletrônicos (não se pode colocar no lixo comum). Dia a combinar. Todo material recolhido, será encaminhada para o CIGRES. Pontuação: 05/Kg



Justificativa do cancelamento: 
  • Todos os anos o CIGRES aceitava as pilhas e acondicionada em lugar adequado, para não contaminar o ambiente, para após encaminhar para o destino correto.Este ano, só conseguindo entrar em contato com a responsável hoje, e a informação é de NÃO mais recebimento das pilhas, e mesmo entrando em contato com mais duas empresas de Resíduos Sólidos, não conseguimos dar um destino correto.


Mas atenção: acondicionem as pilhas em vidros fechados em suas 


casas, para que quando tiver uma campanha de recolhimento de 


pilhas possamos nos livrar de forma a não prejudicar o ambiente.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

De “Garganta do Diabo” para “Ponte sobre o Vale do Menino Deus”

O presente trabalho tem o objetivo de explicitar a presença da história/memória na produção de sentidos que se observa nas relações entre imagem, práticas sociais e modos de designar um ponto turístico, portanto espaço público, de Santa Maria, RS. O “Viaduto sobre o Vale do Diabo” ou, simplesmente, “Garganta do Diabo”, situado na entrada/saída da cidade, revela uma vista privilegiada, sobretudo, para quem chega.
Tais designações instituíram-se historicamente sobre o fato de que antes da construção de tal viaduto (o que ocorreu na década de 50 do século XX) aquela “passagem” na saída/entrada da cidade era muito íngreme.
Popularmente se conta, também, que aquele espaço era de difícil ocupação, o que foi comparado com algo próprio ao diabo. Como hoje a “Garganta do Diabo” é um dos cartões postais da cidade, a designação passa a “incomodar”, o que levou o legislativo municipal a propor, na década de 90 do século XX, a alteração desta designação. A proposta de alteração justifica-se no fato de que seria “uma denominação imprópria” para um lugar de tão bela paisagem e com tamanha importância social (entrada e saída da cidade). E qual seria então a “denominação própria”? Esta proposta foi encaminhada à Câmara e ao Senado Federal que, em 2002, aprova a alteração para “Ponte sobre o Vale do Menino Deus”, fazendo referência ao nome do Bairro mais próximo do referido viaduto, o Bairro Campestre do Menino Deus.
Eis que tem início uma nova era para o importante cartão postal, imagem que representa a cidade de Santa Maria, essa foi a conclusão precipitada a que muitos chegaram à época, pois as relações entre imagem, prática social e modos de designar não se transformam assim tão rápida e diretamente. Passaram-se sete anos e a história/memória perdura, ressoa, retorna; mesmo que sendo dita, oficialmente, de outra forma, a referência ainda é “Garganta do Diabo”. É ainda do alto da serra, de cima do “Viaduto sobre o Vale do Diabo”, da “Garganta do Diabo”, que se lança o primeiro olhar sobre a “Santa Maria da Boca do Monte”. Selecionamos matérias de jornais locais dos últimos tempos, sobretudo, de 2009, nas quais é possível observar esse jogo entre as duas designações: no primeiro plano temos a “Ponte sobre o Vale do Menino Deus” e, em seguida, entre parênteses, temos a “Garganta do Diabo”.
Nossa reflexão, então, traz à baila questões referentes ao funcionamento da história e da memória, a presença e o funcionamento de cada uma: a primeira vinculada (neste caso) ao que é oficial; já a segunda, funcionando no dizer, caracterizando-se como lacunar e saturada, retornando sempre. Estas duas noções são muito caras aos estudiosos do discurso e é desta perspectiva que nos propomos a observar as relações entre imagem, prática social e modos de designar o espaço público.

Por: Bruno Salazar, Kauan Monteiro, Luana Blum e Luana Sara.




Dinossauro herbívoro com  dentes-de-sabre viveu no RS

Pesquisador diz que as presas eram usadas para assustar predadores.




dinossauro dentes de sabre 700x525O Tiarajudens eccentricus foi um dos primeiros animais a ter uma boca na qual os dentes de cima se encaixam com os debaixo, possibilitando mastigar vegetais duros. A espécie, que acaba de ser descoberta, viveu há cerca de 260 milhões de anos no atual Rio Grande do Sul.

O extinto animal, do tamanho de um cão atual de grande porte, também tinha dentes-de-sabre, com cerca de 12 cm de comprimento.
A descrição do Tiarajudens eccentricus foi feita por Juan Carlos Cisneros, do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, e colegas do Brasil e da África do Sul na edição mais recente da revista Science. Cisneros, nascido em El Salvador, descobriu o fóssil quando fazia pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As informações são da agência Fapesp.
A inusitada boca da espécie agora descrita amplia o conhecimento a respeito da diversidade de um grupo de animais herbívoros conhecidos como anomodontos, parte do grupo dos terapsídeos, répteis que são ancestrais dos mamíferos.

A descoberta do Tiarajudens também oferece a mais antiga evidência de oclusão dentária – em que os dentes de cima e de baixo se encaixam para um mastigar eficiente – em terapsídeos.
Essa oclusão dentária pode ter ajudado a espécie e outros anomodontos a consumir plantas com muita quantidade de fibras, ajudando na expansão para novos nichos ecológicos.
Mas por que um herbívoro precisaria de dentes-de-sabre? Segundo Cisneros e colegas, o Tiarajudens pode ter usado as presas para lidar com competidores e assustar predadores.



Por: Bruno Salazar, Dionatan, Luana Caroline e Luana Sara

segunda-feira, 7 de maio de 2012


TAREFA 05: MASCOTE

Em conversa com toda a equipe em sala de aula, foram levantadas várias opiniões sobre o qual mascote escolher. Como a nossa região, Região Central, é muito marcada pelos grandes e admiráveis dinossauros, ligamos cada fato da nossa região com as opiniões dadas, e chegamos ao um consenso de que o melhor mascote que melhor representaria e teria mais a ver, seria ele, o tão fofo dinossauro Dino, personagem fictício do desenho animado Os Flintstones. Não há explicações maiores para a nossa escolha, escolhemos-o pelo fato de os Dinossauros terem grande destaque na nossa região, representando-a, assim, melhor do ninguém! Não esquecendo também, que o nosso pequeno Dino tem T-U-D-O à ver com o nome da equipe! 



(Cássia)

TAREFAS PARA ORGANIZAÇÃO


TAREFA 05: MASCOTE
Definir uma mascote relacionada com a Região Turística da Equipe. Apresentar uma explicação criativa e significativa. Pontuação: 50 pontos para as duas equipes destaques / 10 pontos para as demais equipes.

TAREFA 06: GRITO DE GUERRA
Produzir e ensaiar um grito de guerra da equipe, o qual deverá ser anunciado toda vez que a comissão organizadora pedir; tentar relacionar com a região, conhecimento e proteção, cuidado com o ambiente. Pontuação: 50 pontos para as duas equipes destaques / 10 pontos para as demais equipes.

TAREFA 07: MINHA BANDEIRA/ MEU ESTANDARTE
Confeccionar uma bandeira ou estandarte em TNT ou outro tecido na sua cor contendo o nome da equipe, o mascote, a turma e 6ª Gincana Ambiental - CB. Deve estar presente em todas as etapas da gincana.Pontuação: 50 pontos para as duas equipes destaques / 10 pontos para as demais equipes.

TAREFA 08: LATINHA NA MÃO
Recolher e Trazer latinhas de alumínio devidamente amassadas e ensacadas (refrigerante, cerveja...). Pontuação: 10 pontos / kg de latinha. Dia a combinar.

TAREFA 09: ÓLEO DE FRITURA NO DESTINO CERTO
Armazenar em garrafa PET (2l - 1l - 1,5ml - 500 ml) o óleo utilizado em fritura na sua casa. Pontuação: 10 pontos/litro. Data a combinar para trazer na escola. Apoio: ECOÒLEO - Horizontina/RS.
Algumas rotas turísticas e gastronômicas da REGIÃO CENTRAL:


Santa Maria - Silveira Martins

Percorrer o caminho da Rota Turística e Gastronômica entre Santa Maria e Silveira Martins é fazer um passeio inesquecível. O portal da Quarta Colônia, Arroio Grande 4° Distrito de Santa Maria e o berço da colonização italiana, Silveira Martins encantam por belos vales e paisagens exuberantes; pela história preservada nas construções do início do século; por seu povo acolhedor e fiel as suas origens e pela deliciosa cozinha italiana que tempera o cardápio dos restaurantes da região. Junte a família, convide os amigos e embarquem neste belo e saboroso passeio.


Caminho das Origens

A Rota Caminho das Origens é constituída por 11 municípios que integram o Centro do RS com a região Missioneira. Algumas cidades possuem as características da Campanha Gaúcha, com horizontes amplos e abertos, com a economia fortemente agropecuária. Sua população de descendência ibérica, tem como atrativo principal a própria história e o modo de viver, sendo suas atividades baseadas fundamentalmente nas lidas do campo das estâncias. A Rota Caminho das Origens também viveu a epopéia Missioneira ocorrida no RS no século XVIII e tem seu passado ligado à presença do indígena guarani, aldeados em reduções pelos missionários jesuítas. Seu território é suavemente ondulado com capões de mata nativa e grandes áreas de agricultura moderna. Tem como principal atrativo as ruínas das Reduções Jesuíticas e também um rico folclore luso e de outras origens européias. Ainda possui riquezas geológicas e paleontológicas únicas no planeta, sendo Mata um dos maiores acervos paleobotânicos do mundo.

Quarta Colônia

Entre os verdes e vales, várzeas e campos do Planalto e da Depressão Central está situada a Quarta Colônia, da qual fazem parte os municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. Esta região de encontros que preserva traços das tradições indígenas e as culturas vivas de portugueses, afro-descendentes, imigrantes alemães e italianos. Estas marcas, materiais e imateriais, constituem um patrimônio que na sua diversidade, dá sentido as formas de ser e fazer do seu povo. Através dos Roteiros Integrados e da Rota Gastronômica, venha conhecer a Quarta Colônia. A opção é sua. É só escolher!

Caminhos de Santiago do Brasil

Caminhos de Santiago do Brasil – Roteiro Missões é um Roteiro Místico e Religioso que vai levar você a um mundo de encanto, magia, contemplação e reflexão. São 147 Km em meio ao verde da natureza da região missioneira do Rio Grande do Sul. Cada passo é uma nova descoberta sobre a vida e a cultura do homem do campo. Durante o percurso você poderá desfrutar da hospitalidade das comunidades, que oferecem a mais autêntica comida campeira, com alojamentos simples e um merecido descanso ao peregrino. Dentre os atrativos, estão as Ruínas de São Miguel das Missões; o Sobrado (com uma senzala original); Cemitério dos Cativos e da Igrejinha; Capão da Batalha, local da Revolução Federalista e onde tombou Gumercindo Saraiva e Capela São Tiago, onde foi realizada a primeira homenagem santa à Sepé Tiaraju, logo após a sua morte.

Jaguari                                                            

Formada por doze pequenos empreendedores rurais da colônia jaguariense, de origem italiana, a Rota Nostra Colonia tem um percurso total de 30 km no interior do município, passando pela localidade do Chapadão e Fontana Freda. O visitante passeia pelos parreirais, degusta vinhos, adquire produtos caseiros e passa por propriedades que oferecem café colonial, pesca e belvederes, além de conhecer o processo da lapidação em pedras gress.            


Santa Maria: viva esta cidade

Localizada na Região Centro do Estado, rodeada pelo sinuoso perfil de montanhas, aninhada entre os contrafortes da Serra Geral e a planície da Depressão Central, já se denominou Santa Maria da Boca do Monte, nos tempos provincianos em que a aldeia acolhia gentes, algumas vindas de terras além-mar, trilhando caminhos de recomeço. Distante 290Km de Porto Alegre, é uma cidade de fácil acesso, tendo ligação rodoviária direta com os principais pontos do Estado. Composta pela sede e nove distritos, a população é de cerca de 290 mil habitantes fixos e mais uma população flutuante de aproximadamente 30 mil pessoas, formadas principalmente por estudantes que procuram o ensino médio, a formação técnica profissionalizante e a formação universitária, além de militares que fazem de nossa cidade o segundo maior contingente do País. Principal pólo comercial e de serviços da Região Central, Santa Maria, além de compras, oferece muitos outros atrativos para o visitante: patrimônio histórico, monumentos, eventos culturais e religiosos e muitas belezas naturais, além de uma excelente infra-estrutura nos serviços turísticos e na gastronomia.
Ficamos super felizes por todos os nossos colegas terem comprado a camiseta da GA, a colaboração já começou! 
E mais tarefas foram dadas. Agora é hora de fazer o grito de guerra da equipe, confeccionar a bandeira e escolher o nosso mascote. Mãos à obra! 

domingo, 6 de maio de 2012

Região Central. 



Os municípios que compõem essa região, preservam um interessante legado patrimonial que propicia roteiros culturais, religiosos, étnicos, científicos, ecológicos e gastronômicos. Outro segmento turístico que apresenta destaque é o turismo paleontológico. 


O centro do estado é rico em sítio paleobotânicos, acervos museológicos e pesquisas científicas coordenadas por diversas universidades. Nos municípios de Mata e São Pedro do Sul, o destaque são fósseis vegetais, árvores petrificadas com cerca de 200 milhões de anos. 
A fé dos diferentes povos que formam a população da região, está presente em inúmeras igrejas, capelas, capitéis, templos e eventos, como romarias e peregrinações. 




                                                                                                    


(Cássia)
Cada equipe é representada por alguma cor, e a nossa, por sua vez, é representada pela cor branca, o que tem muito a ver com o espírito da equipe. Branco significa cor da paz. Paz com a natureza, paz com os animais, paz com o meio ambiente, é disso que falamos e disso que precisamos, que as pessoas pratiquem esse ato, e fiquem em paz e harmonia com todo o meio ambiente! 


(Cássia)

Registro básico de cada equipe participante:



Turma

Equipe

Região Turística

Cor

Capitão(ã)

Tenente

Prof. Conselh.

81

Serranos

Serra Gaúcha


Natália

Adine

Mário

82

Ônix

Hidrominerais

Verde

Oilham

João

Cristiane

111

Bella Praia

Litoral Norte

Laranja

Daniela

Luana B

Oni

112

Metropolitana

Grande Porto Alegre

Preta

Marcéli

Rafaela

Emilene

113

La Pampa

Pampa


Anelise

Alexandre

Kerli

211

Flintstones

Central

Branco

Luana b

Daniel

Ana R.

212

Marinheiros

Costa Doce


Gabriela

Douglas

Luciane

311

Iporanga

Yucumã

Azul

Douglas

Aline

Márcia C.




(Cássia)
Uma surpresa para esse ano: CAMISETA DA GA!


Para identificar as equipes, valorizar e divulgar a Gincana, bem como o nome da escola, optamos por confeccionar uma camiseta em malha Poliviscose em cores diferentes para cada equipe, que faz parte de uma tarefa.
Por votação no lançamento da GA  foi escolhido o MODELO 2:




Vamos vestir a camiseta da Gincana e da escola! 

• Tarefa:  IDENTIFICANDO A EQUIPE.

Vender camiseta/baby look  ao preço de R$ 15,00 (á vista) para a equipe e simpatizantes. 


IMPORTANTE: o custo da camiseta é de R$ 12,50, SENDO R$ 2,50 de cada unidade, 

revertidos para a PREMIAÇÃO.Tempo de venda: até dia 10/05 5ª feira, 16h – com o pedido 

e o dinheiro da venda entregue para a coordenação.


PONTUAÇÃO:  05 por cada unidade vendida á vista.



(Cássia)

O tema da 6ª Gincana Ambiental de nossa escola é CONHECENDO O RS. Tema onde teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais cada parte do nosso estado, podendo assim aprofundar nossos conhecimentos. Cada equipe ganhou uma região para ser estudada e ir mais a fundo. Em sorteio, nossa equipe ficou com a Região Central. Ficamos honrados por poder pesquisar um pouco mais sobre essa região, que traz muitas histórias. Ficamos com água na boca para saber um pouquinho mais sobre isso. 


(Cássia)