quinta-feira, 14 de junho de 2012

Semana interdisciplinar.

Física: estudado um pouquinho sobre "A publicidade e o mundo de consumo dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos."


A atual sociedade de consumo, desenvolve uma rede de informações voltada, principalmente, para aumentar o consumo, para estimular as comprar e para impor padrões. Por conseguinte, estes apelos publicitários estimulam cada vez mais o desperdício. Nesta babilônia de ofertas de bens e serviços, os descartáveis já ocupam boa fatia do mercado. Do total do que é "jogado fora", estima-se que 30% seja composto por materiais recicláveis, como plástico, vidro, papel, alumínio, entre outros.
Nas campanhas publicitárias, eletroeletrônicos e eletrodomésticos são apresentados não para realizar uma determinada função, mas sim para dar um ar de modernidade à vida diária, mantes o status, ou até mesmo atrelados à ideia de independência e de realização pessoal.
Hoje são 50 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônicos e eletrodomésticos: computadores, celulares, tvs, geladeiras que se tornam obsoletos a cada ano. Segundo estimativas, este lixo equivale a um trem de carga cujos vagões são capazes de dar uja volta completa no Planeta. Vilões silenciosos de contaminação, estes produtos, quando jogados em aterros sanitários ou lixões à céu aberto, poluem e causam danos à saúde.
Então lembre-se:

  • Nunca queime nem coloque este  tipo de lixo em lixeira comum.
  • Faça manutenção periódica de seus aparelhos e equipamentos e aumente o tempo de vida dos mesmos.
  • Vai trocar seu celular? Deixe o seu velho na loja, eles saberão dar um destino adequado.
  • Antes de comprar um equipamento de informática, pense se realmente é necessário. Faça então uma doação. Muitas escolas ainda não possuem laboratórios de informática. A reciclagem desses equipamentos permite colocar computadores nas mãos de todos. Participe do processo de inclusão digital e colabore com a inclusão social!

Nenhum comentário:

Postar um comentário