segunda-feira, 7 de maio de 2012

Algumas rotas turísticas e gastronômicas da REGIÃO CENTRAL:


Santa Maria - Silveira Martins

Percorrer o caminho da Rota Turística e Gastronômica entre Santa Maria e Silveira Martins é fazer um passeio inesquecível. O portal da Quarta Colônia, Arroio Grande 4° Distrito de Santa Maria e o berço da colonização italiana, Silveira Martins encantam por belos vales e paisagens exuberantes; pela história preservada nas construções do início do século; por seu povo acolhedor e fiel as suas origens e pela deliciosa cozinha italiana que tempera o cardápio dos restaurantes da região. Junte a família, convide os amigos e embarquem neste belo e saboroso passeio.


Caminho das Origens

A Rota Caminho das Origens é constituída por 11 municípios que integram o Centro do RS com a região Missioneira. Algumas cidades possuem as características da Campanha Gaúcha, com horizontes amplos e abertos, com a economia fortemente agropecuária. Sua população de descendência ibérica, tem como atrativo principal a própria história e o modo de viver, sendo suas atividades baseadas fundamentalmente nas lidas do campo das estâncias. A Rota Caminho das Origens também viveu a epopéia Missioneira ocorrida no RS no século XVIII e tem seu passado ligado à presença do indígena guarani, aldeados em reduções pelos missionários jesuítas. Seu território é suavemente ondulado com capões de mata nativa e grandes áreas de agricultura moderna. Tem como principal atrativo as ruínas das Reduções Jesuíticas e também um rico folclore luso e de outras origens européias. Ainda possui riquezas geológicas e paleontológicas únicas no planeta, sendo Mata um dos maiores acervos paleobotânicos do mundo.

Quarta Colônia

Entre os verdes e vales, várzeas e campos do Planalto e da Depressão Central está situada a Quarta Colônia, da qual fazem parte os municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. Esta região de encontros que preserva traços das tradições indígenas e as culturas vivas de portugueses, afro-descendentes, imigrantes alemães e italianos. Estas marcas, materiais e imateriais, constituem um patrimônio que na sua diversidade, dá sentido as formas de ser e fazer do seu povo. Através dos Roteiros Integrados e da Rota Gastronômica, venha conhecer a Quarta Colônia. A opção é sua. É só escolher!

Caminhos de Santiago do Brasil

Caminhos de Santiago do Brasil – Roteiro Missões é um Roteiro Místico e Religioso que vai levar você a um mundo de encanto, magia, contemplação e reflexão. São 147 Km em meio ao verde da natureza da região missioneira do Rio Grande do Sul. Cada passo é uma nova descoberta sobre a vida e a cultura do homem do campo. Durante o percurso você poderá desfrutar da hospitalidade das comunidades, que oferecem a mais autêntica comida campeira, com alojamentos simples e um merecido descanso ao peregrino. Dentre os atrativos, estão as Ruínas de São Miguel das Missões; o Sobrado (com uma senzala original); Cemitério dos Cativos e da Igrejinha; Capão da Batalha, local da Revolução Federalista e onde tombou Gumercindo Saraiva e Capela São Tiago, onde foi realizada a primeira homenagem santa à Sepé Tiaraju, logo após a sua morte.

Jaguari                                                            

Formada por doze pequenos empreendedores rurais da colônia jaguariense, de origem italiana, a Rota Nostra Colonia tem um percurso total de 30 km no interior do município, passando pela localidade do Chapadão e Fontana Freda. O visitante passeia pelos parreirais, degusta vinhos, adquire produtos caseiros e passa por propriedades que oferecem café colonial, pesca e belvederes, além de conhecer o processo da lapidação em pedras gress.            


Santa Maria: viva esta cidade

Localizada na Região Centro do Estado, rodeada pelo sinuoso perfil de montanhas, aninhada entre os contrafortes da Serra Geral e a planície da Depressão Central, já se denominou Santa Maria da Boca do Monte, nos tempos provincianos em que a aldeia acolhia gentes, algumas vindas de terras além-mar, trilhando caminhos de recomeço. Distante 290Km de Porto Alegre, é uma cidade de fácil acesso, tendo ligação rodoviária direta com os principais pontos do Estado. Composta pela sede e nove distritos, a população é de cerca de 290 mil habitantes fixos e mais uma população flutuante de aproximadamente 30 mil pessoas, formadas principalmente por estudantes que procuram o ensino médio, a formação técnica profissionalizante e a formação universitária, além de militares que fazem de nossa cidade o segundo maior contingente do País. Principal pólo comercial e de serviços da Região Central, Santa Maria, além de compras, oferece muitos outros atrativos para o visitante: patrimônio histórico, monumentos, eventos culturais e religiosos e muitas belezas naturais, além de uma excelente infra-estrutura nos serviços turísticos e na gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário